PLANO DE ENSINO
Disciplina: Doxologia
Curso: Theologia Período: 3º S Carga Horária: 12 H
Ementa:
Nosso objeto de pesquisa nesse
módulo está subordinado ao tema “Doxologia”, pois nessa disciplina buscamos a
compreensão da doxologia cristã que se compõem de um conglomerado de formas
para louvor e glorificação aplicadas a Deus. E nessa configuração entender a
glorificação como fase do processo da salvação.
Objetivo
Geral:
A proposta theológica para disciplina
doxologia foi concebida para auxiliar o educando em suas pesquisas e que tenha
uma boa base do que realmente se trata a questão da adoração a Deus.
Objetivo
Específico:
Apresentar conceitos básicos para
uma teoria theológica;
Traçar um panorama bíblico literário;
Estimular a utilização do texto como
ferramenta pedagógica;
Discutir a questão da leitura a
partir dos textos;
Valorizar a linguagem theológica;
Metodologia
de Ensino:
Debates; Aulas expositivas; Estudo
em grupo; Pesquisa; Vídeos; Seminários.
Recursos
Didáticos:
Livros; Quadro; Data show, aula
magna; Internet.
Avaliação
da aprendizagem:
A avaliação será processual e
formativa, portanto, realizada ao longo de todo o curso, através das atividades
de pesquisas e apresentações; sinopses de consultas bibliográficas; seminários
e provas escritas e alternativas.
Conteúdo
Programático:
3 - DOXOLOGIA
3 – HISTÓRIA DO DESVIO DOXOLÓGICO
3 – ADORAÇÃO
4 – PARTICIPAR AO ASSISTIR
4 – ESPIRITUALIDADE E VERDADE
5 – MÉTODOS DE ADORAÇÃO
6 – FALSA ADORAÇÃO
6 – O PROPÓSITO DO CULTO
7 – A GLÓRIA DE DEUS
7 – HALELUIA
8 – AMÉM
8 – GLORIFICAÇÃO
8 – MÚSICA
9 – MÚSICA QUE AGRADA A DEUS
10 – INSTRUMENTOS MUSICAIS
10 – PORQUE LOUVAR A DEUS
11 – MITOLOGIA
12 – IDOLATRIA NA DOXOLOGIA
BIBLIOGRAFIA
ALAND, K. et al.
Bíblia Grega. O novo Testamento grego.
Quarta edição revisada com introdução em português e dicionário
grego-português. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009, 1040 p. - ISBN 9783438051516.
ALMEIDA João
Ferreira de. Bíblia Sagrada.
Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, edição revista e atualizada, 1969, 929
p/309 p.
Bíblia de
Jerusalém (A), São Paulo: Edições Paulinas, edição revista e aumentada, 1981,
1663p.
BOYER, Orlando – Pequena enciclopédia bíblica –IBAD –
São Paulo – 1986.
BROWN, Colin. Filosofia
& fé cristã. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova. 2º edição 1999.
COULANGES, Numa
Denis Fustel, de. A cidade antiga.
Editora Das Américas S.A. – EDAMERIS, São Paulo, 1961.
FERREIRA, Aurélio
Buarque de Holanda, 1910 – 1989. Miniaurélio.
Século XXI. Escolar: O minidicionário da língua Portuguesa/Aurélio Buarque de
Holanda Ferreira, coordenação de edição, Margarida dos Anjos. Maria Baird
Ferreira, Lexicografia, Margarida dos Anjos... [ET AL]. 4. ed. rev. ampliação –
Rio de Janeiro : Nova Fornteira,2001 .
KITTEL, Rudolfph. Bíblia hebraica. Stuttgart: Wurttembrgiche Bibelanstalt, 1937,
1434 p.
SABBAG, David
Conrado. Dicionário Conrado Sabbag,-
São Paulo : DCL, 2008.
SHEDD, Russel P. Adoração bíblica. Sociedade Religiosa
Vida Nova. Edições Vida Nova 1º edição. 1991.
STERN, David H. Comentário judaico do Novo Testamento/
David H. Stern. São Paulo: Didática Paulista: Belo Horizonte: Editores Atos,
2008.
Saudações prezados alunos.
Em nossa primeira aula concernente a disciplina Doxologia, iremos refletir no livro de (II Cor 3:10-18). E para a nossa 1º aula em sala, ler na apostila as páginas (3 - 6); juntamente com as referências bíblicas. Este assunto será discutido em nossa aula presencial. Portanto, apreciaremos a vídeo-aula abaixo, sem mais, a paz do Senhor.
1º Vídeo
Saudações gente estudiosa.
Para a discussão da nossa 2º aula é necessário refletir na Bíblia em ( ). E na apostila efetuar a leitura das páginas (3 - 9). Porém, vamos conferir o vídeo abaixo, sem mais, que o Senhor seja convosco.
2° Vídeo
Saudações povo de Deus
Para a discussão da nossa 3º aula é necessário refletir na Bíblia em ( ). E na apostila fazer a leitura das páginas (10 - 12). Lembrando que deve-se realizar todas as pesquisa descritas na apostila, portanto, é recomendável assistir o vídeo abaixo, sem mais, que o Senhor seja convosco.
3º Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário